sexta-feira, 20 de março de 2009

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Xadrez material






 

Cinema em cena

 



 

xadrez CONEXÃO CINEMA: EM BREVE, UM SABER PERTINHO DE VOCÊ

A prática do jogo de xadrez em casa com a família, em clubes ou na escola é muito importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, uma vez que o xadrez trabalha inúmeras habilidades, como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.

Todas essas capacidades, no futuro, poderão ser utilizadas pelos alunos, de uma forma ou de outra, em sua profissão, para o seu aperfeiçoamento intelectual ou para o seu próprio interesse pessoal.

De tão complexo e fascinante, o xadrez pode ser considerado um jogo, um esporte, uma ciência ou uma arte. Sua prática é recomendada para todo tipo de pessoa. Ele pode ser trabalhado com crianças, jovens, adultos, idosos, homem ou mulher, inclusive com pessoas portadoras de deficiência.
Segundo os especialistas, a idade ideal para se iniciar no xadrez está entre os sete e oito anos de idade. “Com sete anos a criança já é capaz de prever lances, elaborar estratégias e começar a entender as regras não só do jogo de xadrez, como de qualquer outro, entendendo que nem sempre é possível ganhar, que a quantidade de peças não significa superioridade no jogo etc.”, avalia Rosa Maria Fernandes Scalvi, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP).

A prática enxadrística também ajuda o aluno a melhorar o seu rendimento escolar. Na educação matemática, por exemplo, o xadrez oferece múltiplas possibilidades no campo da resolução de problemas. Como o jogo ajuda na organização do pensamento, isso facilita a compreensão dos enunciados das questões, independentemente da disciplina. Muitas vezes a pessoa erra uma questão de prova não por desconhecimento da matéria mas sim por não ter entendido o anunciado. 

Por fim, o xadrez ainda é uma grande atividade congregadora, socializadora, já que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ao contrário do que alguns pensam, o xadrez não é um jogo só para pessoas muito inteligentes. O que ele faz é aguçar o conhecimento, melhorar a memória, a concentração e todas as outras habilidades já descritas acima. É uma ótima forma de se fazer novos amigos.

Portanto, entre de cabeça nesse jogo. Se o xadrez já está presente na sua escola, participe das aulas ou jogue com seus amigos durante o recreio, na biblioteca. Se não, fale com o seu professor, com o seu diretor, para que essa prática seja introduzida no colégio. Você pode até perder a partida, mas vai ganhar conhecimento. E esse fica para sempre.



 

Teste de xadrez

Site  


 








TÍTULO
XADREZ DA ESCOLA

 








INTRODUÇÃO
O XADREZ É UMA ATIVIDADE QUE DESENVOLVE DIVERSAS HABILIDADES, COMO ONCENTRAÇÃO, RACICÍNIO LÓGICO, IMAGINAÇÃO, DISCIPLINA, ENTRE OUTRAS. TUDO ISSO AJUDA A MELHORAR O RENDIMENTO DO ALUNO NA ESCOLA. É TÃO FASCINANTE QUE PODE SER CONSIDERADO JOGO, ESPORTE, CIÊNCIA E ATÉ MESMO ARTE. ALÉM DISSO É UMA ATIVIDADE SOCIOLIZADORA, QUE APROCIMA AS PESSOAS, PRICIPALMENTE POR SER ACESSÍVEL A TODOS, COM VANTAGENS OU VIRTUDES QUE RECOMENDAM SUA AMPLA DIFUSÃO NOS DIFERENTES MEIOS ESCOLARES.

 








OBJETIVO
A PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ NA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS,UMA VEZ QUE O XADREZ TRABALHA INÚMERAS HABILIDADES, COMO, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, RACIOCÍNIO LÓGICO, MEMÓRIA, ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS, IMAGINAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, ESPÍRITO DE DECISÃO, AUTOCONTROLE, DISCIPLINA, INTELIGÊNCIA, PERSEVERANÇA, JULGAMENTO E O PLANEJAMENTO, VONTADE DE VENCER, PACIÊNCIA, CRIATIVIDADE ETC.
GARANTIR AO ALUNO A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E DESTREZAS BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA INCORPORAÇÃO EM SUA VIDA ATIVA.
RESGATAR, PARA SEU USO PEDAGÓGICO, O ASPECTO LÚDICO DESTA DISCIPLINA.

 








PÚBLICO ALVO
ELE PODE SER TRABALHADO COM CRIANÇAS,JOVENS, ADULTOS, IDOSOS, HOMEM OU MULHER, INCLUSIVE COM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA.
SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, A IDADES IDEAL PARA SE INICIAR NO XADREZ ESTÁ ENTRE OS SETE E OITO ANOS DE IDADE. COM SETE ANOS A CRIANÇA JÁ É CAPAZ DE PREVER LANCES, ELABORAR ESTRATÉGIAS E COMEÇAR A ENTENDER AS REGRAS NÃO SÓ DO JOGO DE XADREZ, COMO DE QUALQUER OUTRO, ENTENDENDO QUE NEM SEMPRE É POSSÍVEL GANHAR, QUE A QUANTIDADE DE PEÇAS NÃO SIGNIFICA SUPERIORIDADE NO JOGO ETC.

 








JUSTIFICATIVA
O XADREZ PODE SER PRATICADO POR TODOS SEM DESTINÇÃO, É UM ESPORTE QUE NÃO FAZ DIFERENCIAÇÃO DE SEXO, IDADE, CONDIÇÃO SOCIAL, RAÇA NEM BIÓTIPO, PODENDO SER PRATICADO POR DEFICIENTES VISUAIS, AUDITIVOS, FÍSICOS EM GERAL, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS NÃO-DEFICIENTES, É DE BAIXO CUSTO, PODE-SE AFIRMAR QUE O XADREZ, ENSINADO METODICAMENTE, CONSTITUI UM SISTEMA DE ESTÍMULO INTELECTUAL CAPAZ DE AUMENTAR O QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇA, OFERECENDO AOS PARTICIPANTES UM MÉTODO DE RACIOCÍNIO E DE ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ABSTRATAS E DOS ELEMENTOS SINBÓLICOS.

 








MÉTODOLOGIA
DIALÉTICA COM DURAÇÃO DE 45 MINUTOS AULA, COM A VERIFICAÇÃO DE PRESENÇA E PREPARAÇÃO DOS RECURSOS A UTILIZAR, EXECUÇÃO DA INSTRUÇÃO.
FREQÜÊNCIA DE DUAS SESSÕES POR SEMANA DURANTE O PERÍODO DE UM SEMESTRE. UTILIZAÇÃO PARA TAREFAS ESPECIAIS.

 






RECURSOS MATERIAIS































RECURSOS

QUANTIDADE


CUSTO(+/-)


PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO ENZADRÍSTICA-FIDE

1


30,00

TABULEIRO MURAL

1


100,00

QUADRO NEGRO

1


JOGOS DE XADREZ

2


PLANILHAS PARA ANOTAÇÃO DE JOGOS DE XADREZ

20


RELÓGIOS DE XADREZ

1









CUSTO TOTAL APROXIMADO


 







RECURSOS COMPLEMENTARES







MANUAL E XADREZ

IDEL BECKER

LIVRARIA NOBEL SA-SÃO PAULO-SP

 


ATAQUE E CONTRA-ATAQUE NO XADREZ

FRED REINFELD

IBRASA

 

 








RECURSOS HUMANOS
CAPACITADOR UM (1) MONITOR ENXADRÍSTA

 




RECURSOS FINANCEIROS  










LANCHE

10,00

TOTAL

10,00

 

 




MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO





SERÁ UMA PROVA ESCRITA TEÓRICA E DIALÉTICA PRÁTICA.

 

 BIBLIOGRAFIA FEDERAÇÃO ESPÍRITO-SANTENSE DE XADREZ

Projeto de xadrez nas escolas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Site

Xadrez material

Cinema em cena

 



 

xadrez CONEXÃO  CINEMA: EM BREVE, UM SABER PERTINHO DE VOCÊ

A prática do jogo de xadrez em casa com a família, em clubes ou na escola é muito importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, uma vez que o xadrez trabalha inúmeras habilidades, como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.

Todas essas capacidades, no futuro, poderão ser utilizadas pelos alunos, de uma forma ou de outra, em sua profissão, para o seu aperfeiçoamento intelectual ou para o seu próprio interesse pessoal.

De tão complexo e fascinante, o xadrez pode ser considerado um jogo, um esporte, uma ciência ou uma arte. Sua prática é recomendada para todo tipo de pessoa. Ele pode ser trabalhado com crianças, jovens, adultos, idosos, homem ou mulher, inclusive com pessoas portadoras de deficiência.
Segundo os especialistas, a idade ideal para se iniciar no xadrez está entre os sete e oito anos de idade. “Com sete anos a criança já é capaz de prever lances, elaborar estratégias e começar a entender as regras não só do jogo de xadrez, como de qualquer outro, entendendo que nem sempre é possível ganhar, que a quantidade de peças não significa superioridade no jogo etc.”, avalia Rosa Maria Fernandes Scalvi, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP).

A prática enxadrística também ajuda o aluno a melhorar o seu rendimento escolar. Na educação matemática, por exemplo, o xadrez oferece múltiplas possibilidades no campo da resolução de problemas. Como o jogo ajuda na organização do pensamento, isso facilita a compreensão dos enunciados das questões, independentemente da disciplina. Muitas vezes a pessoa erra uma questão de prova não por desconhecimento da matéria mas sim por não ter entendido o anunciado. 

Por fim, o xadrez ainda é uma grande atividade congregadora, socializadora, já que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ao contrário do que alguns pensam, o xadrez não é um jogo só para pessoas muito inteligentes. O que ele faz é aguçar o conhecimento, melhorar a memória, a concentração e todas as outras habilidades já descritas acima. É uma ótima forma de se fazer novos amigos.

Portanto, entre de cabeça nesse jogo. Se o xadrez já está presente na sua escola, participe das aulas ou jogue com seus amigos durante o recreio, na biblioteca. Se não, fale com o seu professor, com o seu diretor, para que essa prática seja introduzida no colégio. Você pode até perder a partida, mas vai ganhar conhecimento. E esse fica para sempre.


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terça-feira, 3 de março de 2009

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