sexta-feira, 20 de março de 2009

Xadrez material

Cinema em cena

 



 

xadrez CONEXÃO  CINEMA: EM BREVE, UM SABER PERTINHO DE VOCÊ

A prática do jogo de xadrez em casa com a família, em clubes ou na escola é muito importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, uma vez que o xadrez trabalha inúmeras habilidades, como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.

Todas essas capacidades, no futuro, poderão ser utilizadas pelos alunos, de uma forma ou de outra, em sua profissão, para o seu aperfeiçoamento intelectual ou para o seu próprio interesse pessoal.

De tão complexo e fascinante, o xadrez pode ser considerado um jogo, um esporte, uma ciência ou uma arte. Sua prática é recomendada para todo tipo de pessoa. Ele pode ser trabalhado com crianças, jovens, adultos, idosos, homem ou mulher, inclusive com pessoas portadoras de deficiência.
Segundo os especialistas, a idade ideal para se iniciar no xadrez está entre os sete e oito anos de idade. “Com sete anos a criança já é capaz de prever lances, elaborar estratégias e começar a entender as regras não só do jogo de xadrez, como de qualquer outro, entendendo que nem sempre é possível ganhar, que a quantidade de peças não significa superioridade no jogo etc.”, avalia Rosa Maria Fernandes Scalvi, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP).

A prática enxadrística também ajuda o aluno a melhorar o seu rendimento escolar. Na educação matemática, por exemplo, o xadrez oferece múltiplas possibilidades no campo da resolução de problemas. Como o jogo ajuda na organização do pensamento, isso facilita a compreensão dos enunciados das questões, independentemente da disciplina. Muitas vezes a pessoa erra uma questão de prova não por desconhecimento da matéria mas sim por não ter entendido o anunciado. 

Por fim, o xadrez ainda é uma grande atividade congregadora, socializadora, já que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ao contrário do que alguns pensam, o xadrez não é um jogo só para pessoas muito inteligentes. O que ele faz é aguçar o conhecimento, melhorar a memória, a concentração e todas as outras habilidades já descritas acima. É uma ótima forma de se fazer novos amigos.

Portanto, entre de cabeça nesse jogo. Se o xadrez já está presente na sua escola, participe das aulas ou jogue com seus amigos durante o recreio, na biblioteca. Se não, fale com o seu professor, com o seu diretor, para que essa prática seja introduzida no colégio. Você pode até perder a partida, mas vai ganhar conhecimento. E esse fica para sempre.


Site

Nenhum comentário: