Rubrica para avaliação dos projetos desenvolvidos no Office
Analisar cada linha da tabela e atribuir a pontuação mais adequada.
Somar o total de pontos em cada projeto. Ao final, somar e dividir por três para obter a nota final do aluno nesse módulo.
Disponibilizar no portfólio do aluno.
Média para aprovação = 6,0.
Critérios para Avaliação do Jornal
Cabe observar que se o aluno entregar qualquer produção que não tenha relação com os temas propostos tirará nota mínima e não conseguirá ser aprovado.
| 2,5 | 1,5 | 1 | 0,5 | Pontuação |
Conteúdo da matéria | Cobre todos os tópicos: nome do jornal, local e data, identificação dos leitores, redação do texto e título da matéria com profundidade e detalhes. A abordagem do texto ficou interessante, coerente e original. | Inclui informações essenciais sobre a matéria e a abordagem foi razoável. | Inclui informações essenciais sobre a matéria, mas o texto não ficou claro. | Conteúdo é mínimo, havendo ruptura na idéia do texto. O texto ficou incoerente ou é possível identificar claramente que foi copiado integralmente de outro site da Web. |
|
Formatação do texto | Usa todos os recursos de formatação abaixo de forma adequada:
| Usa pelo menos 5 dos recursos listados com harmonia e está disposto adequadamente na página. | Usa pelo menos ou mais do que 3 recursos listados, mas sem harmonia ou sem disposição correta na pasta. | Usa poucos recursos ou não tem harmonia e não está disposto adequadamente na página. |
|
Uso de recursos | Utiliza muito bem os recursos abaixo:
| Utilizado os dois recursos, mas não se preocupa muito com a escrita da legenda ou não formata a tabela adequadamente. | Usa um dos recursos inadequadamente. | Não usa os recursos citados ou utiliza ambos inadequadamente. |
|
Ortografia e Gramática | Sem nenhum erro ou errou apenas palavras pouco comuns em nossa língua. | Sete ou menos erros. | Dez erros. | Mais de dez erros. |
|
Total |
|
Critérios para Avaliação das Planilhas feitas no Excel
| 2,5 | 1,5 | 1 | 0,5 | Pontuação |
Uso de fórmulas | Utiliza as fórmulas para cálculo de médias. Cria outras fórmulas corretamente. | Utiliza as fórmulas para cálculo de médias ou cria outras fórmulas corretamente. | Tenta fazer uso dos recursos, mas não usa corretamente, pois há erros nas fórmulas | Não faz uso desses recursos |
|
Formatação da tabela | Usa recursos de: Formatação de fonte, de bordas e fundo Mesclar células | Usa pelo menos 3 desses recursos | Usa pelo menos dois dos recursos citados ou usa inadequadamente, prejudicando a legibilidade da tabela. | Usa apenas um dos recursos citados |
|
Uso de recursos | Usa todos os recursos abaixo adequadamente: Gerar uma seqüência Classificar dados Inserir comentários | Usa pelo menos dois dos recursos adequadamente | Usa pelo menos um recurso adequadamente | Usa alguns dos recursos, mas de forma equivocada |
|
Nova idéia para planilha | Proposta criativa e inovadora contribuindo com o trabalho no laboratório de informática | Idéia boa, referente ao uso do laboratório de informática, mas poderia ser mais explorada | Planilha interessante, mas não relacionada ao uso do laboratório de informática | Planilha inadequada e não relacionada ao uso do laboratório de informática. |
|
Total |
|
Critérios para Avaliação da Apresentação feita no PowerPoint
| 2,5 | 1,5 | 1 | 0,5 | Pontuação |
Conteúdo da matéria | Cobre todos os tópicos (o título da apresentação. a importância do laboratório de Informática, os recursos disponíveis para os alunos e comunidade, os cuidados necessários para manter o laboratório em ordem, as regras ou combinados e o horário de funcionamento) O texto de cada slide está bem sintetizado, uma vez que o PowerPoint não combina com textos longos por slide. O conhecimento do assunto é excelente. | Inclui informações essenciais sobre o assunto, mas nem todos os itens foram explorados ou o texto poderia ser melhor sintetizado. O conhecimento parece ser bom. | Inclui informações essenciais sobre o assunto, mas as idéias não são muito claras ou faltaram slides abordando o essencial de forma sintética. | As idéias são muito vagas ou inadequadas ao uso do laboratório Ou o texto ficou muito longo sem abordar o essencial que foi solicitado. |
|
Formatação dos slides | Faz uso de: Destaque no título Formatação agradável das fontes Fundo em contraste com as letras | Usa pelo menos dois desses recursos adequadamente | Usa os recursos, mas não de forma harmoniosa. | Usa menos que dois recursos e de forma que compromete a legibilidade. |
|
Uso de recursos | Faz uso adequadamente de: Animação de slides, sem exageros mas como forma de apoio ao que se pretende dizer, Transição de slides Imagens relacionadas aos textos | Faz uso dos recursos, mas poderiam estar melhor sincronizados | Não faz uso de todos os recursos propostos | Não faz uso de todos os recursos propostos e quando faz, faz de forma inadequada. Por exemplo: usa imagens não relacionadas ao texto ou exagera nos efeitos tornando a apresentação cansativa |
|
Ortografia e Gramática | Sem nenhum erro | sete ou menos erros | Dez erros | Mais de dez erros |
|
Total |
|
Média Final
Nota Word | Nota Excel | Nota PowerPoint | Média |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário