sexta-feira, 2 de abril de 2010

Verruga-Wikipédia

Verruga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Verruga
Classificação e recursos externos
CID-10B07.
CID-9{078.1
DiseasesDB28410
MedlinePlus000885

A Verruga é um tumor benigno da pele causado pela infeccção de determinadas estirpes dos oncogénicos Papillomavirus. O Condiloma acuminado é a mesma infecção e tumor mas ocorre na mucosa genital ou oral. Alguns serotipos de Papillomavirus são uma causa importante de alguns tipos de cancro (tumor) maligno, nomeadamente o cancro do colo do útero e o cancro do pénis.

Índice

[esconder]

Papillomavirus

Verrugas no focinho de cria de Manatim
  • Grupo: Grupo I (dsDNA)
  • Família: Papillomaviridae
  • Género: Papillomavirus
  • Espécie: Papillomavirus humano

O Papillomavirus é um grupo de vírus com genoma de DNA bicatenar (dupla hélice) circular com diâmetro de 50 nanómetros, revestidos por um cápsideo icosaédrico e sem cápsula lipídica. Produz dez ou onze proteínas das quais seis ou sete (E1-E7) são reguladoras e duas (L1 e L2) estruturais (pertencem ao capsídeo). A multiplicação ocorre no núcleo da célula. A infecção de uma célula pelo vírus leva à produção de proteínas virais que interferem com o crescimento da célula. As proteínas do vírus aceleram a diferenciação e replicação da célula-hóspede, neutralizando proteínas antitumorais que normalmente limitam essa replicação.

Na maioria das infecções a produção dessas proteínas leva ao crescimento exuberante do tecido localizado afectado, ou seja como a região da pele ou mucosa infectada cresce mais rapidamente que as regiões vizinhas, e forma-se uma excrescência que é a verruga. Contudo alguns tipos de papiloma vírus, nomeadamente os que causam infecções genitais, além de produzirem essas proteínas, integram o seu DNA nos cromossomas do núcleo da célula-hospede de forma aleatória, e podem assim interromper um gene antitumoral ou uma região de regulação importante, ou seja podem causar mutações carcinogénicas. Essas mutações, aliadas ao crescimento já descontrolado da célula-hóspede, podem ser suficientes para ocorrer o crescimento e multiplicação das células-hospede de forma invasiva, ou seja cancro/câncer maligno.

Existem 70 tipos de papillomavirus.

  • Os serotipos 1 a 4 causam verrugas inócuas da pele.
  • Os serótipos 6 e 11 causam condiloma acuminado, um crescimento potencialmente pré-maligno nas regiões genitais. Também causam papilomas na faringe.
  • Os serotipos 16 e 18 causam condilomas no colo do útero e estão fortemente implicados no surgimento do cancro nesse órgão.

Epidemiologia

As verrugas da pele são muito frequentes e quase todos os adultos já tiveram pelo menos um episódio. São transmitidas pelo contacto directo, podendo bastar apenas um aperto de mão ou uma troca de beijos. Também é possível a sua transmissão por objectos.

Os condilomas acuminados são de transmissão sexual.

A infecção dos vírus é através de quebras microscópicas na pele ou mucosa. O vírus é libertado com a pele morta que sai da verruga.

Progressão e sintomas

  1. A verruga da pele é uma proliferação benigna que praticamente nunca é pré-cancerosa. Após contacto com pessoa infectada podem demorar alguns meses a surgir. Há várias formas de verruga cada uma com o seu serotipo, como tipo cogumelo, horizontais, em cúpula ou em couve-rouxa. Há alguns tipos de vírus que causam verrugas quase sempre na face enquanto outros preferem fortemente as mãos ou os pés. As verrugas desaparecem após alguns meses, graças à resposta eficaz citotóxica do sistema imunitário. Os únicos problemas são estéticos e evitar que se multipliquem, e infrequentemente a dor que possam causar.
  2. Os papilomas orais são benignos e têm quase sempre pediculo. Os da faringe também são benignos mas raramente podem crescer tanto que podem causar asfixia.
  3. Os condilomas acuminados são verrugas das mucosas genitais. Ocorrem na vulva, glande do pénis ou na mucosa do ânus. Os cancros do pénis e da vulva são relativamente raros mas quase sempre causados por estes vírus de transmissão sexual. São frequentemente dolorosos e inestéticos e podem interferir com a actividade sexual.
  4. A displasia cervical do útero é uma alteração pré-neoplásica do colo do útero causada por alguns tipos de papillomavirus. É detectada com um exame de papanicolau e evolui frequentemente para cancro em alguns anos (no entanto mais de metade acaba por desaparecer sem complicações). A transmissão é também sexual.

Também existem as verrugas palmares e plantares, por aparecerem nas palmas das mão e nas plantas dos pés, respectivamente. Também conhecidas popularmente como "olho de peixe", estas últimas crescendo dentro da pele devido ao peso do corpo sobre elas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é por análise de amostras da verruga ao microscópio óptico. As células afectadas têm aparência típica. O vírus não é cultivavel. A detecção do seu DNA por PCR também é útil.

O tratamento consiste na remoção cirurgica, com nitrogénio liquido ou por outros meios da verruga. Por vezes recorrem no mesmo ponto, pois podem infectar as células basais da pele profunda, que dão origem a todas as outras.

É possível, também, o tratamento com fármacos queratolíticos, cuja composição provoca a corrosão controlada da queratina.

A remoção pelo próprio doente sem consultar o médico poderá levar ao aparecimento de mais verrugas e se repetida muito frequentemente, poderá aumentar o risco de surgimento de malignidade. A higiene como prevenção não permite evitar totalmente mas diminui o risco.

O exame de Papanicolau regular permite detectar alterações neoplásicas enquanto o tratamento ainda é possível.


Site

Nenhum comentário: