segunda-feira, 15 de junho de 2009

Capítulo 1 - Faça um backup de seus d...

 

Capítulo 1 - Faça um backup de seus dados

Se
você está instalando o Sistema Operacional Windows em um disco rígido
sem informações armazenadas, não será necessário fazer a cópia de
segurança de seus dados, nem dos drivers de dispositivos, sendo assim,
você pode iniciar o processo de instalação do Sistema operacional.
Entretanto, se você está substituindo uma versão anterior do Windows
por uma mais nova ou está formatando um disco rígido que já contém
informações, é importante que você faça um backup das informações existentes nesse disco rígido.


Existem
diferentes maneiras de se realizar a cópia de segurança dos arquivos
importantes. Primeiramente, você deve anotar quais os arquivos e pastas
que devem ser copiados. Em seguida, escolha a melhor forma de
armazená-los: na rede, em CD ou em outro disco rígido.
Conheça cada uma das opções, clicando nos botões abaixo:









Backup Disco rígido - Rede ou Disco rígido



Caso o computador esteja em rede, você poderá criar cópias dos arquivos em outro computador da própria rede. Para isso:
  1. Crie uma nova pasta no computador da rede que não será formatado, chamada Backup com a data da execução, por exemplo: Backup_20_09. Compartilhe essa pasta na rede.
  2. No computador que será formatado, selecione todas as informações que devem ser copiadas e pressione as teclas Ctrl+C (copiar).
  3. Clique 2 vezes no ícone rede,
    escolha o computador desejado para armazenar os arquivos e clique duas
    vezes sobre seu ícone, clique na pasta compartilhada: Backup_20_09 e
    pressione as teclas Ctrl+V (colar), para transferir os arquivos copiados.
  4. Uma janela será exibida, com a barra de status sobre o andamento da cópia.
  5. O sistema fechará automaticamente a janela de status, quando o processo de cópia for finalizado.

Para outro Disco rígido:
  1. Instalar o disco rígido em um outro computador;
  2. Transferir
    os arquivos para o disco rígido do computador no qual foi instalado,
    provavelmente, em rede (siga os passos para instalação em rede). Você
    pode fazer isso copiando os arquivos ou arrastando as pastas para o
    local desejado.









Backup Disco rígido - CD



Para gravar os arquivos de um disco rígido em um CD, siga os passos abaixo:
  1. Abra o programa de gravação de CD, nesse exemplo, utilizaremos o programa NERO Express.
  2. Selecione a opção Dados, depois Disco de dados.
  3. Clique sobre a opção + Adicionar. Procure os arquivos que deseja copiar e confirme sua cópia, clicando sobre Adicionar. Quando terminar clique em Concluído.Avançar para continuar.
  4. Dê um nome ao CD e, em seguida, selecione a taxa de gravação, o recomendado é 32x. Clique em Gravar, para iniciar a gravação.
  5. O processo de gravação será iniciado e, ao seu término, clique em Concluir para finalizar









NA MINHA ESCOLA




Quais são os arquivos importantes para o Backup?




Você pode considerar como arquivos importantes, aqueles arquivos
criados por usuários do laboratório: professor, aluno, diretor e que
não podem ser perdidos, como por exemplo: documentos em Word, planilhas
no Excel, desenhos no Paint, e os arquivos dos drivers, entre outros.

Não se preocupe com os arquivos do sistema, pois esses
fazem parte do Windows e são regravados no processo de instalação do
Sistema Operacional Windows.

Nenhum comentário: