segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Benedictus (Baruch) Spinoza


Benedictus (Baruch) Spinoza


(Filósofo holandês)


24/11/1632, Amsterdã, Holanda 21/03/1677, Haia, Holanda


 






Segundo o historiador de filosofia Émile Brehier, "não há doutrina que tenha excitado mais entusiasmo e também indignação do que a de Spinoza; para seus contemporâneos, Spinoza é a negação da Providência, autor de um panteísmo que submerge o indivíduo. Como ocorre sempre, os contemporâneos se impressionam mais pelas negações de um sistema do que pelas afirmações. Tomada em conjunto, a doutrina spinozista é uma doutrina da salvação pelo conhecimento de Deus." Para Spinoza, o fim da filosofia é "buscar um bem capaz de comunicar-se, cuja descoberta fará desfrutar eternamente uma alegria contínua e suprema".



Baruch (Benedictus, em latim) Spinoza era de família judia de origem portuguesa. Seu pai era um comerciante abastado. Criado dentro do judaísmo, Baruch estudou a Bíblia Sagrada e o Talmude, o livro dos ensinamentos rabínicos.




Entre os anos de 1654 e 1656, dirigiu os negócios de sua família, mas, em junho desse ano, foi acusado de heresia e excomungado, tendo de abandonar a comunidade judaica. Mudou-se, então, para Leyden e depois para Haia, onde passou a viver de seu trabalho como polidor de lentes.




Em 1633, Spinoza publicou "Princípios da Filosofia de Descartes", obra expositiva dirigida a um jovem discípulo. Certamente já trabalhava, nessa época, na sua "Ética", obra-prima que só seria publicada postumamente.


Vivendo num período em que os princípios de tolerância da sociedade holandesa estavam ameaçados, Spinoza preferiu trabalhar no seu "Tratado Teológico-político". Essa obra foi publicada anonimamente em 1670, causando escândalo.




Em 1673, foi convidado pelo rei Luís 2° a permanecer na França, recebendo uma pensão. Uma cátedra para lecionar na Universidade de Heidelberg lhe foi oferecida e também recusada. Spinoza preferiu a independência para elaborar sua obra.




Levou uma vida sóbria, limitada por sua saúde frágil e faleceu em 1677, aos 44 anos. Em sua obra mais importante, "Ética", o filósofo demonstrou, à maneira dos geômetras, a inteligibilidade de Deus. Segundo ele, espírito e matéria seriam apenas dois atributos da substância única, divina, de infinitos atributos. O pensamento de Baruch Spinoza exerce ainda hoje considerável influência.




Spinoza deixou como legado, ainda, a "Reforma do Entendimento", o "Tratado Político" e uma numerosa e rica correspondência.



 





" BENEDICTUS SPINOZA "





Benedictus Spinoza, ou Baruch Spinoza, ou Bento Spinoza dizia que a droga dá um nirvana temporário ao ser humano.





NIRVANA , ou NIRDVANDVA é termo utilizado que significa estar INDIFERENTE frente ao prazer ou à DOR.





Fato !





Se a pessoa está sendo incomodada por um COMPLEXO AUTÔNOMO e está com uma NEUROSE ou PSICOSE incomodando , o uso de drogas como o álcool consegue dar alívio por algum tempo à pessoa.





Assim que o efeito da droga passa , os sintomas regressam





Porisso preconizava a filosofia ao invés da droga.





Grande pensador !





Na minha escala recebe o 6° lugar em inteligência .


 


 Veja o site


 























































































Home

Benedictus de Spinoza

Grupos de Estudos

Eventos

Publicações

Revista Conatus V1N1

Revista Conatus V1N2

Revista Conatus V2N3


Spinoza Bibliography



Links



Contato



Livro de visitas






















 

 

 

 











Nossa intenção ao produzirmos este site foi a de apresentar a produção acadêmica dos pesquisadores, professores e de seus orientandos (seja de Doutorado, Mestrado, Especialização, Graduação, Iniciação Científica, etc.), que pesquisam o filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677), em suas múltiplas relações com outros pensadores, antigos, modernos ou contemporâneos.




Na seção Grupos de Estudos, pretendemos divulgar a produção bibliográfica dos pesquisadores, docentes e discentes envolvidos nos Grupos de Trabalhos (GTs) aqui apresentados, seja na forma de livros, artigos, traduções, resenhas, etc., publicadas ou inéditas.




Na seção Eventos, pretendemos divulgar os eventos nacionais e internacionais sobre Spinoza, bem como divulgar os resumos ou os textos resultantes das pesquisas realizadas, ou dos trabalhos apresentados nos eventos em que participamos.




A seção Publicações visa divulgar textos diversos sobre Spinoza, sejam livros, artigos ou traduções de nossos colaboradores que já foram publicados em revistas impressas ou em livros, como por exemplo, uma apresentação, um prefácio ou um capítulo. Também divulgaremos partes de livros produzidos por nossos colegas, que estão sendo lançados, a título de divulgação dos mesmos.




Para a produção bibliográfica ainda inédita, como por exemplo, os resultados de Pesquisas efetuadas, estudos em preparação com resultados parciais que nossos colaboradores internos ou colegas externos desejem publicar, sejam docentes ou discentes, temos a Revista Conatus, sobre a Filosofia de Spinoza, em sua versão eletrônica (ISSN: 1981 - 7509). A versão impressa (ISSN: 1981-7517), referente a julho de 2008, volume 2, número 3, já foi publicada e tão logo possamos, estaremos disponibilizando-a aos nossos colaboradores.




Em nossa seção Links, disponibilizamos diversos sites de interesse para quem trabalha e/ou estuda e/ou pesquisa Filosofia em geral, e em particular, a Filosofia de Spinoza. Como por exemplo, endereços de sites que disponibilizam as obras de Spinoza e dos comentadores de suas obras. Solicitamos aos colegas visitantes que nos avisem pelo e-mail do site se porventura algum link não funcionar a contento.




Na seção Contato, nossos visitantes poderão entrar em contato conosco, caso queiram dar sugestões, fazer reclamações ou propor algum link ou qualquer outro material bibliográfico sobre Spinoza para publicarmos. Neste último caso, solicitamos apenas que os proponentes detenham os direitos autorais dos textos propostos.




Em colaboração com nosso colega de São Paulo, o professor Homero Santiago, estamos disponibilizando aos nossos visitantes um link para acesso à página do Projeto Spinoza Bibliography Online Network - SBON, visando a que um maior número de estudiosos/leitores/pesquisadores acerca da Filosofia de Spinoza, incluam seus trabalhos no Projeto SBON.




Por fim, caso nossos visitantes queiram registrar sua visita em nosso site, disponibilizamos um Livro de Visitas para tal. 




A todos que nos visitam, ou visitaram, desde já queremos registrar o nosso




Muito Obrigado!!!











Benedictus de Spinoza





 


David tocando harpa para Saul de Rembrandt (Mauritshuis, The Hague


(A figura de David foi supostamente inspirada em Spinoza)








TTP (Holandês), TTP (Latim) e OP (Latim) 


Site atualizado 


em   20/setembro/2008


 




Contato



















 

 

 

 



 



























 





 


Home 




Diz-se coisa Livre (res libera) o que existe exclusivamente pela necessidade da sua natureza e por si só é determinado a agir; e dir-se-á necessário, ou mais propriamente, coagido, (coacta) o que é determinado por outra coisa a existir e a operar de certa e determinada maneira (ratione). (E1Def7)


 


 


 


 





 









Nenhum comentário: