Título: PROFESSORES (Dicas) | |
Data: 30/6/2005 | * * * * * * * * * * * * * * * |
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O Projeto é coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Científico da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO e a FEXERJ, conforme entendimentos, a Federação de Xadrez é a responsável pela seleção dos instrutores, capacitando-os e avaliando-os através de prova. Após este processo, os instrutores foram encaminhados às Escolas para ministrarem duas aulas na semana (1 hora cada) por turma, no sistema contra-turno, sendo duas turmas por Escola, totalizando assim, uma carga horária de 4 horas semanais. A grade de dias e horários das 2 turmas no contraturno, foram acertadas com a direção da Escola. Todos os instrutores precisam informar urgentemente por e-mail (xadrezescolar@fexerj.com.br) e posteriormente no relatório deste site, a grade dos horários, nº de alunos por turma. É através deste e-mail e mais a comunicação com a coordenação do projeto e o diretor que iremos contabilizar os dias para recebimento do instrutor. O instrutor terá que organizar e conferir a presença dos alunos inscritos no projeto. Não se esqueçam que o segredo do sucesso do projeto é um bom relacionamento com a direção e os professores de outras disciplinas, principalmente de arte e matemática. Vamos necessitar das notas de matemática para uma futura avaliação do projeto. Com o professor de arte tente fazer a integração para que os alunos possam confeccionar através de tampas de garrafas pet as suas próprias peças de xadrez. Temos uma metodologia apropriada através de plano de aulas no link apostila, teremos pessoas capacitadas enxadristicamente, de segunda à sexta na sede da FEXERJ para dirimir qualquer dúvida técnica e pedagógica, dos instrutores, sendo: Segundas e Quartas, das 10:00 às 14:00 com o Mestre Internacional de Xadrez, o MI Eduardo Limp; Terças e Quintas, das 14:00 às 18:00 com o Professor Sylvio Rezende; Sextas, com o Presidente da FEXERJ, Ricardo Barata. As dúvidas administrativas, de comunicação e outras podem ser encaminhadas por e-mail (xadrezescolar@fexerj.com.br) ou por telefones da FEXERJ de segunda à sexta, das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:30 com a Sra. Jussara. As dúvidas não resolvidas serão encaminhadas à coordenação do projeto e respondidas o quanto antes. É primordial que todos os instrutores frequentem periodicamente o site do projeto, para informar-se dos eventos, encontros e outras informações pertinentes. Teremos um fórum permanente e bate papos com hora marcada entre os instrutores e a coordenação. Os instrutores das Escolas terão periódicos encontros com a coordenação para aprimoramento técnico e pedagógico. As Escolas receberam verba e adquiriram o material de xadrez indicado, que é um dos mais adequados (peças, tabuleiros de napa, murais e relógios). O acompanhamento pedagógico, técnico, administrativo e de estrutura do projeto será através deste site específico. Os instrutores vão receber através de cooperativa, e devem encaminhar os documentos (cópia da identidade, cpf e comprovante de residência) para a sede da FEXERJ, podendo utilizar o sistema de correios para os municípios mais distantes. Detalhes sobre este procedimento devem ser obtidos por e-mail ou telefone da FEXERJ. Temos a confiança que o xadrez é uma excelente ferramenta de apoio pedagógico, educacional e de integração social. Em diversos projetos de xadrez, ficou comprovado que a maioria dos alunos que participaram assíduamente das aulas de xadrez, melhoraram o rendimento escolar, aprimoraram sua conduta e comportamento. DICAS IMPORTANTES DA COORDENAÇÃO PARA O INSTRUTOR DURANTE AS AULAS DE XADREZ: Um dos objetivos prioritários do Projeto Xadrez nas Escolas é propiciar um melhor aproveitamento em matérias que exigem abstração. A prática do xadrez traz esse benefício por permitir o uso de elementos abstratos em um processo lúdico. Sendo assim é de fundamental importância para o sucesso deste projeto o grau de entretenimento que os alunos obtêm durante a aula. No intuito de facilitar aos professores a obtenção deste objetivo, sugerimos: 1) Apresentar o material teórico planejado para a aula no menor espaço de tempo possível, sem exceder meia aula, permitindo aos alunos o início da prática o mais rápido que puder. 2) Caso o material teórico seja muito extenso, ele deverá ser dividido em duas ou mais aulas, de forma a não prejudicar o tempo dedicado a prática. 3) O conhecimento superficial e recente das regras do jogo não devem impedir a prática do aluno. Não se preocupar com a questão da captura do rei para vencer a partida, mas se solicitado exponha a informação correta. O conhecimento seguro das regras, incluindo as especiais e o xeque-mate, é obtido com mais facilidade através da prática. 4) O professor tem que ter em mente que suas responsabilidades principais são: a) Apresentar o conteúdo dos planos de aula em ritmo adequado à turma; b) Zelar pela disciplina; c) Observar se os alunos estão satisfeitos com o entretenimento. 5) O professor não precisa ser um jogador experiente para cumprir esses objetivos. 6) Os jogadores experientes que já existem ou venham a se desenvolver dentro da turma, devem ser incentivados a ajudar os colegas, sem interferir no ritmo de exposição teórica que o professor julgue conveniente para a turma como um todo. 7) O "plano de aula" é importante e deve servir como consulta e orientação para os instrutores prepararem e planejarem suas aulas. 8) Durante o andamento do projeto, aplicaremos atividades incentivadoras e motivadoras para os alunos nas unidades escolares. O instrutor não deve se ausentar dessas atividades. 9) Fiquem atentos ao calendário neste site. Aconselhamos ao instrutor a participação da Escola no JEEP que será realizado no dia 13 de agosto no Caio Martins em Niterói. A inscrição é através do preenchimento da ficha de inscrição com o encaminhamento para a SUDERJ. Os nomes dos (as) alunos (as) só serão fornecidos pela Escola no dia 09 de agosto no congresso técnico. Mais informações no link notícia. Convidamos a todos para colaborarem com esta importante iniciativa da SEE e da FEXERJ, contribuindo para o sucesso do projeto e para o aprimoramento do rendimento escolar de nossos estudantes. |
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