quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Xadrez fexerjnas escolas
































Título:
PROFESSORES (Dicas)
Data:
30/6/2005





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admin
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O Projeto é coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento
Científico da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO e a FEXERJ, conforme
entendimentos, a Federação de Xadrez é a responsável pela seleção dos
instrutores, capacitando-os e avaliando-os através de prova.

Após
este processo, os instrutores foram encaminhados às Escolas para
ministrarem duas aulas na semana (1 hora cada) por turma, no sistema
contra-turno, sendo duas turmas por Escola, totalizando assim, uma
carga horária de 4 horas semanais.

A grade de dias e horários
das 2 turmas no contraturno, foram acertadas com a direção da Escola.
Todos os instrutores precisam informar urgentemente por e-mail
(xadrezescolar@fexerj.com.br) e posteriormente no relatório deste site,
a grade dos horários, nº de alunos por turma. É através deste e-mail e
mais a comunicação com a coordenação do projeto e o diretor que iremos
contabilizar os dias para recebimento do instrutor.

O instrutor
terá que organizar e conferir a presença dos alunos inscritos no
projeto. Não se esqueçam que o segredo do sucesso do projeto é um bom
relacionamento com a direção e os professores de outras disciplinas,
principalmente de arte e matemática. Vamos necessitar das notas de
matemática para uma futura avaliação do projeto. Com o professor de
arte tente fazer a integração para que os alunos possam confeccionar
através de tampas de garrafas pet as suas próprias peças de xadrez.

Temos
uma metodologia apropriada através de plano de aulas no link apostila,
teremos pessoas capacitadas enxadristicamente, de segunda à sexta na
sede da FEXERJ para dirimir qualquer dúvida técnica e pedagógica, dos
instrutores, sendo:
Segundas e Quartas, das 10:00 às 14:00 com o Mestre Internacional de Xadrez, o MI Eduardo Limp;
Terças e Quintas, das 14:00 às 18:00 com o Professor Sylvio Rezende;
Sextas, com o Presidente da FEXERJ, Ricardo Barata.

As
dúvidas administrativas, de comunicação e outras podem ser encaminhadas
por e-mail (xadrezescolar@fexerj.com.br) ou por telefones da FEXERJ de
segunda à sexta, das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:30 com a Sra.
Jussara. As dúvidas não resolvidas serão encaminhadas à coordenação do
projeto e respondidas o quanto antes.

É primordial que todos os
instrutores frequentem periodicamente o site do projeto, para
informar-se dos eventos, encontros e outras informações pertinentes.
Teremos um fórum permanente e bate papos com hora marcada entre os
instrutores e a coordenação. Os instrutores das Escolas terão
periódicos encontros com a coordenação para aprimoramento técnico e
pedagógico.

As Escolas receberam verba e adquiriram o material
de xadrez indicado, que é um dos mais adequados (peças, tabuleiros de
napa, murais e relógios).

O acompanhamento pedagógico, técnico, administrativo e de estrutura do projeto será através deste site específico.

Os
instrutores vão receber através de cooperativa, e devem encaminhar os
documentos (cópia da identidade, cpf e comprovante de residência) para
a sede da FEXERJ, podendo utilizar o sistema de correios para os
municípios mais distantes. Detalhes sobre este procedimento devem ser
obtidos por e-mail ou telefone da FEXERJ.

Temos a confiança que
o xadrez é uma excelente ferramenta de apoio pedagógico, educacional e
de integração social. Em diversos projetos de xadrez, ficou comprovado
que a maioria dos alunos que participaram assíduamente das aulas de
xadrez, melhoraram o rendimento escolar, aprimoraram sua conduta e
comportamento.

DICAS IMPORTANTES DA COORDENAÇÃO PARA O INSTRUTOR DURANTE AS AULAS DE XADREZ:

Um
dos objetivos prioritários do Projeto Xadrez nas Escolas é propiciar um
melhor aproveitamento em matérias que exigem abstração.

A prática do xadrez traz esse benefício por permitir o uso de elementos abstratos em um processo lúdico.

Sendo
assim é de fundamental importância para o sucesso deste projeto o grau
de entretenimento que os alunos obtêm durante a aula.

No intuito de facilitar aos professores a obtenção deste objetivo, sugerimos:

1)
Apresentar o material teórico planejado para a aula no menor espaço de
tempo possível, sem exceder meia aula, permitindo aos alunos o início
da prática o mais rápido que puder.

2) Caso o material teórico
seja muito extenso, ele deverá ser dividido em duas ou mais aulas, de
forma a não prejudicar o tempo dedicado a prática.

3) O
conhecimento superficial e recente das regras do jogo não devem impedir
a prática do aluno. Não se preocupar com a questão da captura do rei
para vencer a partida, mas se solicitado exponha a informação correta.
O conhecimento seguro das regras, incluindo as especiais e o
xeque-mate, é obtido com mais facilidade através da prática.

4) O professor tem que ter em mente que suas responsabilidades principais são:

a) Apresentar o conteúdo dos planos de aula em ritmo adequado à turma;
b) Zelar pela disciplina;
c) Observar se os alunos estão satisfeitos com o entretenimento.

5) O professor não precisa ser um jogador experiente para cumprir esses objetivos.

6)
Os jogadores experientes que já existem ou venham a se desenvolver
dentro da turma, devem ser incentivados a ajudar os colegas, sem
interferir no ritmo de exposição teórica que o professor julgue
conveniente para a turma como um todo.

7) O "plano de aula" é
importante e deve servir como consulta e orientação para os instrutores
prepararem e planejarem suas aulas.

8) Durante o andamento do
projeto, aplicaremos atividades incentivadoras e motivadoras para os
alunos nas unidades escolares. O instrutor não deve se ausentar dessas
atividades.

9) Fiquem atentos ao calendário neste site.
Aconselhamos ao instrutor a participação da Escola no JEEP que será
realizado no dia 13 de agosto no Caio Martins em Niterói. A inscrição é
através do preenchimento da ficha de inscrição com o encaminhamento
para a SUDERJ. Os nomes dos (as) alunos (as) só serão fornecidos pela
Escola no dia 09 de agosto no congresso técnico. Mais informações no
link notícia.

Convidamos a todos para colaborarem com esta
importante iniciativa da SEE e da FEXERJ, contribuindo para o sucesso
do projeto e para o aprimoramento do rendimento escolar de nossos
estudantes.






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